sábado, 19 de dezembro de 2009

Oposição prepara regresso à avaliação

ALEXANDRA INÁCIO

CDS-PP, BE e PCP têm iniciativas suspensas à espera do desfecho das negociações entre sindicatos e Governo.

Se as conversações falharem a Oposição volta a agendar os seus projectos para resolver a avaliação no Parlamento.

Ontem, na Comissão Parlamentar de Educação, foi aprovado um parecer sobre o projecto de lei do BE para um modelo integrado de avaliação das escolas e desempenho docente. A proposta, que tinha baixado à especialidade, poderá agora voltar ao plenário. Os bloquistas pedirão o seu agendamento se sindicatos e Ministério da Educação não chegarem a acordo, garantiu Ana Drago ao JN, frisando que assim que as negociações terminarem sem sucesso, o BE "voltará a pedir ao Parlamento que vote a iniciativa".

O mesmo farão CDS e PCP. Os dois partidos também apresentaram iniciativas e "se as negociações falharem, naturalmente, voltamos a tirar as propostas da gaveta" - garantiu ao JN José Manuel Rodrigues, do CDS.

"Não deve ser a Assembleia da República a quebrar as negociações", considera Miguel Tiago. Por isso, assegurou o deputado do PCP "enquanto o processo decorrer com o acordo das duas partes", os deputados "deverão abordar o assunto com muita precaução" mas "se uma das partes se retirar, então ai sim, justifica-se voltar a trazer o assunto à AR".

O PSD ainda não decidiu o que fará se as negociações falharem. "O Governo tem todas as condições, proporcionadas pela resolução do PSD, para chegar a um entendimento" , frisa Pedro Duarte. A proposta de resolução do PSD - que dava 30 dias ao Governo para acabar com a divisão da carreira e aprovar novo modelo de avaliação - foi a única a ser aprovada, no final de Novembro. "Acompanhamos com serenidade a sua concretização", defendeu, manifestando-se optimista quanto ao desfecho.

Fonte: DN

Sem comentários: